quarta-feira, 31 de outubro de 2012

CREVORA 53-12 RUGBY CLUBE DE SANTARÉM

O Rugby Clube de Santarém deslocou-se no passado Sábado a Évora,para defrontar a equipa local. O jogo realizou-se no campo dos Canaviais, já apelidado de inferno dos canaviais....mitos!!! nota para o excelente relvado sintético.

O Évora começou muito forte, enquanto a equipa de Santarém entrou desconcentrada e descrente, talvez fruto da hora tardia e muito em cima da hora de jogo que chegou ao campo.

O CRE jogava um jogo muito rápido, com 2/3 perfurações no perímetro curto com os seus avançados, soltando depois para as suas rápidas linhas atrasadas.

Foi portanto um primeira parte sem história e de sentido único, onde o Évora ao intervalo já vencia por 41-0.

Na segunda parte tudo foi diferente, o Rugby Clube de Santarém concentrou-se na defesa, defendendo mais curto e assim conseguindo anular os ataques alentejanos. Começou a ter mais bola, e aumentou o ritmo de jogo, com rucks rápidos onde a bola não estava mais de 4 segundos, e circulava a toda a largura do campo.

Marcando 2 ensaios por Pedro Gonzaga e David Canato, com transformação de Vasco Honório. Achei melhor não referir o excelente pontapé de transformação do mister André que quaaassseee que ai entrando....faltou um bocadinho assim.

O CRE respondeu também com 2 ensaios, fixando o resultado em 55-12.

Uma vitória justa por parte da equipa da casa, que esta ano está um furo acima do Santarém, e principal candidata à subida de divisão. De referir ainda a excelente arbitragem do árbitro Michael Walker.

Nota para uma excelente 3ª parte, no bar do Grupo Desportivo dos Canaviais.

O próximo jogo é já este Sábado, às 15h00, no campo alentejano de Montemor-o-Novo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

R.C.SANTARÉM 12 - 10 R.C. CALDAS

O rugby Clube de Santarem deslocou-se no passado domingo ao excelente relvado do Caldas Rugby Clube, campo de rugby de fazer inveja a qualquer equipa nacional.

O Santarém sabia que nao podia dar-se ao luxo de cometer outro deslize e só a vitória interessava, e assim sendo começou melhor e tomou conta do jogo.

A 1ª parte foi completamente dominada pelo RCS e raras foram as vezes que o Caldas foi ao meu campo adversário.

Com segurança nas melles e com um jogo fluido, rápido e a toda a largura do campo o RCS viria a marcar 2 ensaios através dos seus centros, Pedro Gonzaga e Diogo Stilwell, com conversão do primeiro por Francisco Montoya.

Ainda na 1ª parte a equipa visitante teve nas mãos 2 oportunidades de ensaio que nao soube aproveitar.

Assim foi-se para o intervalo com o resultado em 12-0 a favor dos escalabitanos.

Na 2ª parte entrou melhor a equipa do oeste e deixou-se adormecer a equipa ribatejana, o Caldas reduziu através de uma penalidade para 12-3.

Apesar de repartida a 2ª parte com oportunidades para ambas as equipas, havia ascendente do Caldas que já perto do fim viria a marcar o ensaio e a converte-lo.

Foram minutos finais de sofrimento para o RCS com a equipa da casa a tentar o tudo por tudo para alcançar a vitória justa do Rugby Clube de Santarém, mas na qual nao havia necessidade de sofrer tanto.

Uma palavra de agradecimento ao público que viajou de Santarém para acompanhar a equipa fora de portas, em especial a Tuna Scalabitana que tão bom ambiente criou.


sábado, 20 de outubro de 2012

Agrária 24 - 12 Rugby Clube de Santarém

O Rugby Clube de Santarém deslocou-se no passado Sábado ao excelente campo de rugby, Sérgio Conceição, em Coimbra para defrontar a recém promovida Agrária de Coimbra.

Sabia-se de antemão que ia ser um jogo difícil, contudo o RCS entrou melhor em jogo, mas mesmo assim desperdiçou 3 oportunidades de se adiantar no marcador, através de 3 penalidades falhadas.

Só mais tarde viria o merecido ensaio pelo treinador/jogador André Durão a aparecer muito bem na ponta, solicitado ao pé pelo arrier Sebastião Pimentel.

Os últimos 10 minutos da 1ª parte os scalabitanos deixaram se surpreender pelo adversário e permitiu que a Agrária fosse para o intervalo a vencer por 7-5.

O inicio da 2ª parte foi desastrosa, entrou mal o RCS a fazer muitas faltas, e a desconcentrar-se do jogo, focando-se mais nos erros do árbitro, que foram alguns, do que nos seus próprios erros.

Foi uma segunda parte com muitas faltas por parte do Santarém, sobretudo nas melles e no jogo no chão, com regras novas as quais a equipa ainda não se sentiu familiarizada.

Assim a Agrária marcou mais 2 ensaios, o que matou com o jogo, a 10 minutos do fim os ribatejanos ainda acreditou quando o 2º centro Pedro Lourenço marcou um ensaio à ponta, assistido por um excelente offload do assa Ricardo Ambrósio.

Contudo, já no fim do jogo o RCS cometeu um erro dentro da sua área de 22 metros, que foi aproveitado pela equipa da casa para sentenciar o jogo em 24-12.

Foi uma derrota amargar para todos, pois na cabeça estava apenas a vitória e entrar com o pé direito no campeonato.

Parabéns a equipa da Agrária, justa vencedora.

E agora cabeça erguida para o duelo de amanha que opõe com os sempre rivais das Caldas.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

AGRÁRIA vs RUGBY CLUBE DE SANTAREM - Sáb. 13-Out.


No próximo sábado, 13 de Outubro arranca o campeonato Nacional da 1ª Divisão de Rugby.

Com novo formato, alargado a 10 equipas, em vez das 8, com inclusão da Agrária de Coimbra e Loulé, surge como um dos mais competitivos e aguardados campeonatos a nível nacional.

Perfilam-se 3 equipas à subida, o Évora, que finalmente com campo próprio e equipa técnica renovada e ainda com o regresso de jogadores lesionados e que estiveram a estudar em Lisboa, a Lousã que com o apoio do Licor Beirão irá certamente reforçar-se com estrangeiros que serão uma mais valia, e ainda o Montemor, que é uma equipa bastante aguerrida e muito difícil levar de vencida principalmente em casa.

O Rugby Clube de Santarém  inicia uma época de mudança, a todos os níveis: técnico, jogadores, presidência, e até mesmo infra-estruturas. Falando em infra-estruturas, o RCS terá que jogar todos os jogos da 1ª volta fora de portas, no campo do adversário, visto não ter campo para jogar, esperemos na 2ª volta já ter campo para jogar e que pelo menos no fim da época já possamos inaugurar o campo da escola prática, e receber condignamente as equipas adversárias….mas ver para crer.

O RCS irá defrontar na 1ª jornada, a recém promovida, Escola Agrária de Coimbra, mas apesar de recém promovidos são uma equipa bastante experiente e habituada a estas andanças.

Fazem da sua principal arma, uma poderosa e pesada avançada, contudo parece-me que as linhas atrasadas estão rejuvenescidas e reforçadas por alguns jovens provenientes da Académica de Coimbra.

O Santarém irá entrar em jogo para vences, apesar de saber que irá ser um jogo renhido  tendo de estar concentradissimos ( aprendi bem mister futre) na defesa, e atacar com ataques mortíferos aproveitando os erros do adversário.

Aos treinadores André Durão e António Dentinho, fica a promessa que a equipa tudo fará para que estes entrem com pé direito e uma vitória importante no campeonato.