segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Agrária de Coimbra 17- 12 Rugby Clube de Santarem

Foto: Afonso Albuquerque

O Rugby Clube de Santarém deslocou-se no passado sábado a Coimbra para defrontar a equipa da Escola Agrária de Coimbra.

Sabia-se de antemão que iria ser um jogo equilibrado, e que a vitória poderia pender para qualquer um dos lados. Apesar do adversário jogar em casa o Rugby Clube de Santarém encarava o jogo para o vencer.

Entrou melhor a equipa scalabitana, a dominar as fases estáticas do jogo, tanto ao nivel das melles como nas touches. com os 3/4 as corresponderem nos primeiros 30 min de jogo, e a conseguirem ultrapassar a linha da vantagem adversária. assim adiantou-se no marcador através de um ensaio pelo arrier Pedro Telhada, após assistência ao pé de Sebastião Pimentel.

Contudo a equipa da casa ainda reduziu o resultado para 5-3 através de uma penalidade, resultado com que se iria para o intervalo.

Na segunda parte a equipa Ribatejana entrou em campo perdida, e perdeu as redeas do jogo, comentendo muitas faltas, que permitaram ao adversário ganhar metros atrás de metros, chutando sempre para a touche ou convertendo penalidades, que permitiram dar a reviravolta no marcador.

O RCS ainda marcaria mais um ensaio, após 2 touches em que montou um excelente maul dinamico, que so foi parado em falta, com o árbitro a assinalar e bem ensaio de penalidade. Contudo nao soube manter a cabeça fria, e continuou a cometer muitas faltas, aproveitadas pela equipa de Coimbra para fixar o marcador em 17-12 a seu favor.

Ficou o amargo de boca para o Santarém, apesar do ponto de bonús defensivo conseguido. isto porque a equipa de agrária de coimbra só foi superior ao nivel da disciplina, ao nao cometer faltas e aproveitar todas as muitas faltas cometidas pelo Rugby Clube de Santarem.

A próxima jornada disputa-se no campo do Cnema, contra a equipa das Caldas.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Joaquim Roncero LopeZ de los Santoz - Quim

Esta semana a equipa de enviados especiais do RCS deslocou-se até coruche, ficava a caminho, para entrevistar Joaquim Santos, mais conhecido por Quim...mas chegámos lá e ele não estava.
Lá partiu a equipa para Tomar, onde o Quim está a braço com um novo projecto, treinador da equipa séniro do RCTomar.
Quim foi responsável,juntamente com o ptt, pela segunda geração de ouro do RCS ( sim porque como é óbvio a primeira é a minha) formando uma dupla de sucesso de treinadores.



Nome: Joaquim Roncero LopeZ de los Santoz
Idade: 30 + IVA
Posição preferida: Missionário de luz apagada

Há quantos jogas rugby e onde: 
Jogo rugby a uns bons anos, comecei a jogar rugby nas ruas de Mendoza (Argentina), mais tarde vim para Portugal e comecei a jogar nas violentas ruas de Coruche, de onde fui resgatado para grandes clubes Portugueses entre os quais destaco praticamente 10 épocas com a camiseta “BLUE ROUGE” envergada. - 

Como te deixaste enganar para entrares para o rugby? 
Tava a ver um jogo do meu primo no técnico faltava 1 gordo pa ir à “baliza” entrei eu...isto é mentira, até porque o quim não é gordo! foi quando nas ruas de coruche fez um sprint de 100 metros e os ciganos não o agarraram...viu-se logo está ali jogador de rugby!!

quando o home fugiu de coruche
não terás algum grau de parentesco com o João Thiago? são parecidos

Qual o jogo que mais gostaste de jogar? 
Tantos tantos, Rugby da linha vs RCS, RCS vs Técnico “B – A” no dia do Veca, RCS vs FCT (a perder com 13 em campo o Rcs deu a volta e ganhou o jogo marquei o 1º ensaio da reviravolta), RCS vs Montemor Taça Shield GANHAMOS CARALHO..... e aqueles todos contra o Belas que saudades do Obelix e seus amiguinhos, e AQUELE TORNEIO DE 7'S NA BAIRRADA todos os jogos em especial a final. - não me lixem o torneio de sevens na bairrada foi de sonho...até porque tivemos tempo para fazer a digestão antes do jogo com o nosso amigo ataide.

Tens algum jogador que gostasses que jogasse a teu lado e porque?
Quando jogava a centro o PTT porque tinhamos grande entendimento e uma amizade muito forte que se refletia em campo, depois quando as vezes jogava na 1ª linha os meus preferidos era Simplicio, eu e o Paulo (versão quim armado em grande) e a outra “old school” Zé caneira, eu, Pedro Monteiro (que provava que o tamanho não importa) era conhecida esta ultima como os “Playmobiles”, mas gosto de jogar com todos sou um jogador de equipa.....- nem uma referencia a mim quim? ass: fernando montoya

Queres sugerir alguma iniciativa para o RCS?
O pic-nic (sem vacada) nem que seja no cnema com musica, jogos populares, crossbar challenge, etc -  se mete vacada a matilde não vai, e temos de contratar o El Santi - O anão torero...

perdeu-se um torero e ganhou-se um jogador de rugby!!


O pior momento na tua carreira de jogador?
As lesões, ficar de fora da selecção regional por ter mais de 30 anos, ter que ponderar para de jogar (por causa da lesão no ombro)

Que posição gostarias de experimentar?
Missionário de luz acesa

Qual é o teu jogador preferido Nacional e Internacional?
Nacional Miguel Zeferino entre outros internacional Carlos Spencer entre outros -nem uma referencia a mim quim? ass: fernando montoya

O que mudarias no RCS?
Nada acrescentava uma mentalidade mais familiar no sentido de os mais velhos ajudarem a formar os mais novos. - a certa altura, mais especificamente a seguir aquela gala de natal no fra, o ambiente tornou-se mais familiar-....

Para ti diz 3 figuras míticas do RCS.
Miguel Seferino, Vasco “Deus” Honório, Xana --nem uma referencia a mim quim? ass: fernando montoya

Episódio mais caricato vivido dentro do RCS.
Tenho 1002 destaco aquela 3ª parte depois do jogo contra o rugby da linha na Beloura que paramos em TODAS as estações de serviço desde Beloura até Santarém, Miguel entretanto em Cascais foge o tipico, cheguei a estar a beber uma cerveja de LITRO  e ter duas fechadas a espera. 

A quem achas que o Miguel Zeferino deveria comer o cabelo?
Se fosse possivel antes de entrar em campo cada jogador do rcs devia passar por essa benção mas acho delicioso quando o Miguel come cabelo ao João Luis

Onde e que achas que o RCS deveria fazer um digressão?
A Coruche.... - era treinos de fuga a ciganada de certeza

Quem é mais bonito o Deus Honório, o Bonitão ou o Ticho?
Fernando Montoya - ah bom tava a ver que nao fazias refência ao Fernando Montoya

O teu XV de sonho que já passou pelo RCS.
Não me façam dizer isso se não têm que levar comigo na 1ª linha, só a meter bolas tortas na touche e cheio de mau feitio. E depois ainda chamo o bolota para abertura......nem vou tentar tive a sorte de jogar sempre em grandes XV. - mas o Fernando Montoya tinha lugar assegurado!



Abraço do fundo do coração e até o meu regresso - que seja breve é aquilo que eu desejo


Quim

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Diogo Stilwell

No dia em que surgiram noticias especulativas, ainda não confirmadas, quanto ao seu regresso a Santarém uma equipa de reportagem do RCS partiu em direcção ao estádio de Alvalade entrevistá-lo.
Deve ser provavelmente o jogador do RCS com mais ensaios marcados, nos tempos que era feliz e jogava pelo clube do seu coração.





    
Nome:    Diogo Stilwell
Idade: 26
Posição preferida:   13
Há quantos jogas rugby e onde: Jogo ha 20 anos. Passei por Académica, Agronomia, Chilliwack Cruzaders, Hoedspruit Rhinos e RCSantarém, actualmente jogo no Sporting - quando chegámos estava a ajudar o paulinho (roupeiro do sporting) a dobrar camisolas

Como te deixaste enganar para entrares para o rugby? Está no sangue, nem se considerou eu não jogar, tinha o pai a jogar nos seniores da Académica e foi aí que comecei a aprender a passar uma bola (!). -provavelmente a maior mentira que ouvi desde que jogo rugby....tu nunca passaste uma bola na tua vida.

Qual o jogo que mais gostaste de jogar? Já foram tantos, mas alguns marcaram-me mais,  o cabaz no jogo da selecção contra uma equipa do pais de Gales, a vitória na final da taça contra o Montemor ou a derrota contra o rugby da Linha.

Tens algum jogador que gostasses que jogasse a teu lado e porque? Poucas são as pessoas que podem dizer isto, mas eu não precisei de fazer muito para ter esse jogador a jogar na mesma equipa. Bastou vir para os Seniores do RCS e convencer o meu pai a calçar umas chuteiras (que entretanto não  mais descalçou) - se seguisses as pisadas do teu paizinho e que tu fazias bem

Queres sugerir alguma iniciativa para o RCS?  Pintar as bancadas do CNEMA de vermelho e azul com RCS a branco. (já vi isto noutros campos da cidade ditos “municipais”, portanto não seria descabido)

O pior momento na tua carreira de jogador? Mas como jogador de equipa partilho o sofrimento com o Pimenta, no jogo em que atirou a bola para fora com a mão, fez falta e perdemos na bola de jogo contra o Técnico B.  OU  quando o Baptista fez birra e disse que ia abandonar o Rugby. - não sei quem foi o jogador tão burro que fez tal disparate

Que posição gostarias de experimentar? Asa (como qualquer jogador que se preze) - 

Qual é o teu jogador preferido Nacional e Internacional? Pensei algum tempo. Prefiro boas equipas a bons jogadores. Rugby de equipa!!- alterei a resposta dele....as respostas dele foram o Batata e o Patchim...e ainda o Obelix do Belas

O que mudarias no RCS? A falta de visão da comunidade scalabitana que teima em não apoiar o enorme potencial que ali está. - quando um home nasce torto tarde ou nunca se endireita

Para ti diz 3 figuras míticas do RCS.?  Tio Rodrigo Dentinho, Miguel Zeferino e George Stilwell

Episódio mais caricato vivido dentro do RCS?   O Campilho “mostrar o seu lado mais humano” no balneário no fim do último jogo. Nunca esquecerei o que aquele homem fez! - lado mais humano ou lado feminino que há nele - que ele nao quer mostrar...

A quem achas que o Miguel Zeferino deveria comer o cabelo? A ele próprio, tantos anos na equipa e nunca lhe calhou a vez?

Onde e que achas que o RCS deveria fazer um digressão? Acho que era de meter toda a gente num autocarro e o João Luís ao volante e depois logo se via...

Quem é mais bonito o Deus Honório, o Bonitão ou o Ticho? Diogo Lopes

O teu XV de sonho que já passou pelo RCS.

1-Amandio
2-Bernardo C.D
3- Pedro Monteiro
4- Caneco
5-Bão
6-Ramalho
7-Campilho
8-G. Stilwell
9-Pimenta
10-Bolota
11-Chico Montoya
12-F. Bello
13-D. Stilwell
14-Patchim Costa Duarte - Claro que este tinha de estar aqui
15-Luis Monteiro
16-Ico
17-Diogo Lopes
18-João Bernardo
19-Pedro Guimarães
 20-Antonio Bello
21-Tomas Santos Silva

22- Todos apoiantes, jogadores não convocados e groupies que foram e serão sempre essenciais para que o RCS continue a ser o grande clube que é.

23- O meu amigo Batata senão ele fica triste comigo e não me passa a bola nos jogos do sporting