sábado, 14 de março de 2009

RCS manchete do Mirante

Jogadores têm de ir tomar banho a casa depois dos treinos e dos jogos



Rugby de Santarém joga num campo sem balneários e com um mau piso

Recinto desportivo do Centro Nacional de Exposições foi construído sem condições e assim permanece desde a sua inauguração, há mais de uma década. Após os jogos, os atletas vão tomar banho ao pavilhão desportivo da cidade, a três quilómetros de distância. Um péssimo cartão de visita para a cidade.

Os jogadores dos vários escalões do Rugby Club de Santarém treinam num campo cedido pelo Centro Nacional de Exposições e Máquinas Agrícolas (Cnema), em Santarém, sem balneários para os atletas tomarem banho ou receberem os adversários durante os jogos.

Quem o diz é o presidente do Rugby Club de Santarém, Francisco Taborda. “O campo do Cnema é fundamental para o clube poder trabalhar, mas infelizmente não tem as condições ideais para treinarmos. As condições do piso não são as melhores e o campo não dispõe de balneários, o que obriga a que os jovens sejam obrigados a ir tomar banho a casa. As equipas que nos visitam temos que as levar ao polidesportivo para tomar banho. É inadmissível e um péssimo cartão de visita para quem vem jogar a Santarém”, lamenta Frederico Taborda.

O presidente do Rugby Club de Santarém acredita que precisam de melhores condições para treinar e jogar contra as equipas adversárias para poderem crescer enquanto equipa. “Os balneários são o local de concentração final antes dos jogos. É ali que se definem as últimas estratégias e se transmite confiança entre jogadores e nós não temos nada disso. Pode parecer pouco importante, mas o balneário é um equipamento imprescindível para qualquer equipa”, afirma.

Frederico Taborda explica que sempre que possível, no final dos treinos e dos jogos, os atletas vão num autocarro até ao pavilhão gimnodesportivo onde tomam banho. O presidente recorda um episódio em que, no final de um treino, os jogadores tiveram que se despir e ficar só de boxers porque estavam todos enlameados e os motoristas não queriam que eles sujassem os assentos.

O Cnema sempre assumiu que o investimento nas instalações desportivas não fazia parte das suas prioridades e ao longo dos anos a Câmara de Santarém, segunda maior accionista do parque de exposições, também nunca se chegou à frente para corrigir a anomalia do projecto inicial. O que obriga a uma solução de recurso.


Cerca de 150 praticantes de ambos os sexos

Esta época não correu muito bem aos seniores uma vez que não conseguiram ficar apurados para a subida à primeira divisão nacional. No final do campeonato ficaram três equipas com os mesmos pontos e o Rugby Club de Santarém não conseguiu subir de divisão. Os projectos do clube passam por sedimentar o que está feito e ter uma escola de formação com muitas crianças. “São eles o futuro do rugby em Santarém”, refere.

O Rugby Clube de Santarém nasceu em 1995 com a finalidade de solidificar a modalidade em Santarém. É uma modalidade com história na cidade. Existe desde o início da Escola Agrícola, e, com maior ou menor projecção, nunca deixou de existir.

Passou pela Escola Agrícola, Académica de Santarém e outras colectividades. Em 1995 um grupo de pessoas ligadas à modalidade entendeu que era chegada a altura de pegar no rugby e dar-lhe uma organização mais forte. Foi aí que surgiu o Rugby Clube de Santarém.

O principal apoio financeiro do clube vem da Câmara de Santarém que disponibiliza um subsídio à equipa de rugby. Depois são os jovens que pagam as despesas do seu equipamento e deslocações. “É uma modalidade amadora onde os jogadores pagam para jogar. É preciso muito amor e dedicação a este desporto”, conclui.

O clube tem cerca de 150 atletas federados, que competem em todos os escalões masculinos com excepção do de sub-20. Têm ainda uma equipa feminina a competir no campeonato nacional.

E ainda um vídeo sobre a acção de divulgação promovida pelo clube na Expo Criança.

63 comentários:

Bruno Aleixo disse...

É só para dizer que ganhámos a touche na fotografia da capa do jornal. Bom trabalho, Dentes!

Anónimo disse...

Quando eu for presidente da camara havera balnearios para tds.

Brigit

Anónimo disse...

MERDA DE CLUBE. NEM UMA CAGADEIRA TEM. SO POR ISSO DA PARA VER O QUE VALEM..... ZERO

Bruno Aleixo disse...

Comentário inteligente o das 22:38.
Conseguiste escrever isso sozinho? É verdade que começaste a escrever o comentário às 14:32 e que só acabaste às 22:38 porque escreves com os polegares?

Abraço compreensivo

Anónimo disse...

ao IDIOTA das 22:38,

Não temos "cagadeira" porque somos um clube ecologista, não gostamos de desperdiçar nada, reciclamos tudo, por isso gostamos de estrumar a leziria Ribatejana com fertilizante natural!!

Manel Inez disse...

Conversa da m..., o problema é que quando cá vêm baqueiam sempre e isso deve dar algumas dores...até de barriga!

Anónimo disse...

Epah os gajos que tomem banho no Tejo, é so um saltinho ate as caneiras

Anónimo disse...

Quanto a cagadeira,caguem em casa antes de virem jogar ou aguentem-se com o "material" nas nalgas

Anónimo disse...

Mas 1 gaijo pa jogar rugby precisa de balnearios? ja agora ainda veem exigir 1 campo relvado com relva de 3,8 cm de uma mistura de festucas varias com loliums perenes.
GANDAS MARICAS no meu tempo pa jogar rugby so era preciso uma bola oval e 15 de cada lado!
Sr das 22.38 queres condições vai pas meninas do futebol ou po ciclismo ai ate te rapam as pernas e tu deves gostar.


Ass: Homem do Buçaco

Anónimo disse...

Oh rapaz acho que vais gostar se mudares de desporto, olha que não é para todos, pernas rapadas e ainda por cima um massagista. (olha que bom)
Queres melhor?

Anónimo disse...

os gajos que venham jogar ca a Santarem, que vao tomar banho a casa do bioca!!que eu também la vou..

Anónimo disse...

esse maricas gosta do desporto olimpico de salto de cu pa vara!

Anónimo disse...

a unica coisa q santarem tem de jeito e a quiqas onde as vossas femeas andam a ter o que nao tem em casa

Anónimo disse...

cambada de cornos mansos

Anónimo disse...

as nossas femeas? elas costumam ter sotaque por isso devem ser mais é a tua mãe ou as tuas Irmãs


Ass.Dono da Francesinha

Manel Inez disse...

Para o anónimo das 22.36...

Ó cobardezinho da treta, nós, não precisamos de saber o que se passa na tua casa para te tirar a fotografia...apareces em muitos cartazes!!!
A gajos como tu e na nossa terra, pegamo-los de caras e não precisamos de nos esconder por detrás do anonimato de um blog!
Fica lá pelos teus chiqueiros e não emporcalhes o jardim dos outros.

mtazoia disse...

Os moderadores do blogue não podem eliminar os comentários de anónimos mal educados e cujo conteúdo apenas revela frustrações reprimidas por não poder integrar o RCS?

mtazoia disse...

E em relação à notícia do Mirante, de facto, ainda bem que aconteceu, e espero que até a situação se resolver aconteça mais vezes, para que os responsáveis do CNEMA, da Câmara Municipal, e do Instituto Politécnico, se envergonhem de deixar passar tanto tempo sem fazerem absolutamente nada, apenas por falta de vontade, ou por considerarem que as suas quezílias são mais importantes que o bem estar dos jogadores da 2ª modalidade mais praticada em Santarém. Ou então, seja apenas porque consideram que aquele (campo de Rugby do CNEMA) é o melhor cartão de visita que têm para oferecer.

Anónimo disse...

Sinceramente, não sinto grande necessidade de apagar comentários infantis e mal educados, de pessoas sem o nível necessário para insultar alguém no RCS.

É bom saber que há para aí frustrados - de clubes com condições melhores que as nossas - que não têm nada melhor que fazer que andar em blogs alheios. Como diz o Manel, se calhar não aguentam a dorzinha de barriga antes do jogo, ou então são daqueles que nem entram em campo mas estão cá fora aos gritos: Agarrem-me, senão eu mato-o!"

Não se esqueçam, o insulto diz sempre mais sobre quem o profere do que sobre o seu destinatário.

Anónimo disse...

Sem dúvida Gel, bem dito!

abraço

Anónimo disse...

sabem porque gosto de rugby?

http://www.youtube.com/watch?v=kRpPf6rCyW4&eurl=http://rugbysantarem15.blogspot.com/




Ass: Quim
PS: Tou de volta aos treinos

Anónimo disse...

Meus senhores,

de facto o comentário postado pelo senhor Anónimo é degradante, mas o facto de esta situação ser tão escabrosa dá vontade de interrogar se o próprio concelho tem brio na sua equipa de rugby? Se tem não o demonstra... E de facto muitas das vezes para sermos ouvidos temos de ser radicais... (Como prova o facto de toda a gente se ter indignado por um comentário mais forte). Quero com isto dizer que por vezes para sermos ouvidos temos dois métodos:

1 Mostramos que somos importantes e sem par na imagem da cidade que representamos (e aí por vezes penso que o RCS dá alguma imagem de bairrismo que roça a arruaça mal criada)

2 Somos tão escabrosos e descabidos que para serem calados vos cedem às vontades... (Tipo birra de puto)


De qualquer forma se esta situação se tornar foro de discussão só pode resultar em avanços....


Por último dizer que muitas vezes o truque é querer ter uma duzia de salsichas e pedir o porco todo e assim obter pelo menos metade do que queremos pois se pedirmos só o que queremos obteremos sempre menos...


Já agora só para dizer que HUMILDADE devia servir para todos.... É que nem o RCS nem ninguem que jogue contra voces ganhou alguma coisa ainda...

Anónimo disse...

Ao ignorante das 2.52,

Engana-se carissimo idiota, porque o RCS, já ganhou ao contrário do que pensa,um titulo de campeao nacional da 2ªdivisão de juvenis ou juniores, já não me recordo bem (peço que depois o artur ou o gel aqui ponham concretamente o ano e o escalão!), equipa aliás, que por curiosidade fazia parte o actual internacional português, Bernado Costa Duarte!

Como pode ver, e eu desconfio de que equipa possa ser, afinal não estamos todos no mesmo patamar! HUMILDALDE convêm ter voçês na vossa casa!

Anónimo disse...

O RCS sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados na época de 2001/02. Pontificavam nessa equipa grandes máquinas como o Bolota (capitão nessa época), o Patchim, o Luís Monteiro, o Manuel Dentinho que na altura tinha para aí 1m20 de altura, o Tomé, o Ramalho com o seu mítico capacete, o Sabonete, o João Pedro Serra Moura, um jovem Serrão, o Mirco com 1 metro de altura, entre outros que já não me lembro dos nomes. A equipa era superiormente comandada pelo Zé Ramalho.

Atenção: O Stilwell ganhou este campeonato um ano antes na Académica, o seu clube do coração.

Manel Inez disse...

Gel, já agora e em anos anteriores ao Vosso, o Rugby de Santarém, não só foi Campeão Nacional em diversos escalões, como SUCESSIVAMENTE tinhamos lugares garantidos em todas as Selecções Nacionais inclusive na de Juniores - com o Pedro Braz Pereira e o Helder Vieira.

Manel Inez disse...

Em resposta ao " The Punisher"...
Não sei se o Nosso Concelho se orgulha ou não da Equipa de Rugby, mas também nunca foi isso que nos motivou a jogar Rugby e a dignificar a cidade onde nascemos!Sempre nos habituamos a "cavar com a enxada que temos" por isso estamos habituados a contornar obstáculos! Ambicionamos ter mais, lutamos por isso, mas agradeçemos o que nos é dado! Quanto ao porco para as salsichas...agradeçemos a ideia,mas o Mula trata disso muito melhor que qualquer um de nós e quando pedimos o que pedimos, é porque nos faz mesmo falta...nem mais nem menos!
Já agora...em tempos idos, foi-me transmitido por alguém que "...todos os dias aprendemos coisas novas " e isso não é excepção mesmo quando jogamos com as outras equipas e saimos vencedores. Humildemente pensamos que ganhando ou perdendo, a vitória é de quem assume os erros, levanta a cabeça, arregaça as mangas e esforcar-se por melhorar.
De qualquer forma, agradeçemos os seus bitaites , mas aqui em Santarém, mandam os que cá estão!

Anónimo disse...

Acho que consigo identificar o IP do The Punisher ajuda?





genio da informatica

Anónimo disse...

Não é preciso!
O "The Punisher" se voltar a comentar, tenho a certeza que se irá identificar genuinamente e sem recorrer a pseudónimos...como um homenzinho!

Pimentas disse...

Se calhar o RCS ainda nao ganhou nada...digo isto pq espero que o que ganhámos ate agora seja muito pouco comparado com o que esperamos vir a ganhar.

De qualquer modo importa salientar alguns factos que se calhar já fazem inveja a alguns clubes:

-campeão nacional de iniciados 2000\2001
-vice-campeão nacional de juvenis 2001-2002
-representantes em TODOS os escalões das seleções nacionais
-no ano de 2001-2002 na convocatória da seleção de juvenis era o clube com mais representantes
-campeões do torneio de inverno do escalão de Sub-14
-jogadores formados no RCS a jogarem actualmente nos seniores dos melhores clubes nacionais...CDUL e AGRONOMIA
-jogador formado no RCS actualmente internacional pela Seleção de XV

mas melhor que isto tudo ganhámos aquilo que mais nos move:


UM GRUPO DE AMIGOS QUE SE DIVERTE A JOGAR RUGBY

Anónimo disse...

Não queiram punir o Punisher, até me parece que ele dá alguns conselhos úteis à navegação.

Na parte da humildade não concordo muito com ele, mas são opiniões.

Em relação ao futuro (no masculino), parece-me que esse está assegurado pelo número de miúdos que enche o CNEMA duas vezes por semana e pela estrutura directiva que já tem.

Falta-nos agora um campo melhorzinho e uma estrutura ainda mais forte, que nos permita manter - e dar-lhes todas as condições para melhorarem - todos os jogadores quando chegam aos dezoito anos. Se tivessemos conseguido manter todos os jogadores formados no clube nos últimos 5/6 anos, as coisas seriam certamente diferentes, mas não nos queixamos, jogamos.

Anónimo disse...

Pimenta,

Tás enganado nas contas. Foram campeões em 01/02 e vice de juvenis em 02/03.

Abraço

Anónimo disse...

Concordo plenamente contigo Pimenta, eh pá, às vezes até dás umas para a caixa!

Essencialmente somos um grupo de amigos, que adora jogar Rugby, sem que este facto nos tire ambição ou seriedade desportiva! e este óptimo ambiente que se vive No RCS, pelos vistos está a criar dissabores a muito boa gente! pelos vistos temos mais importância do que aquilo que imaginávamos!

PS: Pimenta, esqueceste-te do Helder Vieira, Campeão Nacional da antiga 1ªDivisão, e Campeão Ibérico pela Associação Académica de Coimbra, inteiramente formado no Santarém!

Anónimo disse...

Esqueceram-se que temos dois jogadores do RCS a jogar em clubes internacionais ( Canada e Lituania)

Nao e para todos

Anónimo disse...

E pinga???

Gus

Anónimo disse...

Eu gosto muito da pinga do Gus!!!

Anónimo disse...

eu é que gosto mais...
Gus, olha eles a fazerem-me mal!

Bioca

Anónimo disse...

Quem tem semi-gordas pra troca?!

Anónimo disse...

Ouvi dizer que o Gus ia dançar o fandango dia 25 de Abril...

Anónimo disse...

O Gus é o meu fã nº 1!!!!
Obrigada Gus. Terás o meu primeiro disco autografado!! Com tinta da china!!!

Anónimo disse...

Mas a festa do 25 de abril não tinha sido adiada para 1 de Maio? aguardo confirmação

Anónimo disse...

acho que eu tambem ouvi falar nisso

Anónimo disse...

Adiem para 1 de Maio, que eu assim ja posso participar!!


STILWELL ( aposto que o rugby femenino vota todo a favor )

Anónimo disse...

Aposto que vai existir meninos a dançar nesse dia.
ahah

Anónimo disse...

O convivo foi adiado pa 1 de Maio




Maria Albuquerque

Anónimo disse...

Ok , nao sei o que e isso

ja agora adiavam tambem o convivio

e faziamos os dois no mesmo dia

Stilwell

Anónimo disse...

Carissimos: daqui o vosso misterioso amigo Punisher tem a dizer uma coisa...


Tal como a minha teoria indicava uma das maneiras de nos ouvirem é dizer algo muito forte... E o facto de eu ter apontado coisas menos boas fez com que a discussão tomasse um sentido que em agrada. Olharmos para trás e ver o que de bom se fez... Ora bem é precisamente este o tipo de argumentos que um clube deve ter qunado quer mostrar que não o tratam como deve ser...

Assim podem dizer que sem condições já se fez isto e aquilo, "deem-nos condições e faremos ainda melhor...


Agradeço sobretudo ao GEL que parece ter entendido a razão das minhas farpas....


E se não gostaram.... PACIENCIA

É a minha opinião.

Anónimo disse...

Punisher,

De nada. Caso sejas de Santarém, e/ou queiras ajudar o clube da forma que te for possível, podes ter a certeza que és bem vindo.

Abraço

Manel Inez disse...

"The Punisher"!

Tal como provado, o que não nos falta é paciência...
Agradeçemos as suas palavras, a prosa é bonita, faz sentido, os seus argumentos são os nossos, mas tal como tentei passar-lhe na minha anterior resposta ao seu comment, a realidade aqui é outra e nós mais que ninguém, sabemos os obstáculos que temos encontrado de á muitos anos para cá!
Aquilo a que chama "farpas" é o Nosso dia-a-dia e quanto isso (infelizmente) não nos está a dar grande novidade... por isso, não se aflija com o facto de termos gostado ou não! Mas reforço a ideia do Gel...se tiver alguma formula mágica e mais concretamente, se quiser ajudar, o Clube agradece e a Direcção do mesmo ainda mais!
Um abraço

Manel Inez disse...

Não sei a que convivio se referem, mas para que não haja dúvidas...

O PIQUENIQUE E TARDE CAMPERA, IRÁ REALIZAR-SE NO DIA 25 ABRIL

Anónimo disse...

Mas o piquenique não tinha sido alterado para 1 de maio?

Ouvi falar nisso

Anónimo disse...

epa é so pa avisar que hj dps do treino vou beber pinga!
Hoje sim Jean Lois, hoje quero pinga!




Gus

Anónimo disse...

Amanhã em Coimbra é dia de trabalho! infelizmente hoje não posso ir beber pinga contigo Gus!

Anónimo disse...

mas o treino hoje é no iland ou no quinzena?

Avisem-me sff pa eu dizer ao taxista que me vai levar a santarém

Individuo de Coruche

Anónimo disse...

Pinga hoje nas festas de Santarém até domingo, Gus podes aproveitar.

Abelha

mtazoia disse...

GUS!!!!!! Sou a tua fã nº 1!!!!!!
Dá-me o teu capacete!!!!

Anónimo disse...

trocos 1 voucher de 4 semi - gordas durante 1 mes no meu salão de massagem a quem me ofertar o capacete do gel ou do Gus para expor na referida superficie comercial.


A gerencia
La Siesta SPA

Anónimo disse...

tenho 6 semi-gordas em stock para trocar por 2 escanzeladas. Preciso delas para uso pessoal nas Festas da Cidade.Depois devolvo!

Anónimo disse...

Gus..o teu capacete é so meu!!

Anónimo disse...

epah,lamento mas não posso dar o meu capacete..perdi o mesmo numas danças em Benfica do Ribatejo,este sabádo num campeonato de sevilhanas....

Anónimo disse...

Rapaziada, cada ponto marcado ao Famalicão vale uma caneca de penalti a cada um!!

Anónimo disse...

o mais provavel e morrerem a sede!!!!
nem 1 ponto marcam cambada de cagoes, sem pia

Bruno Aleixo disse...

Agradecia que não assinassem por mim. Nem sequer foi a mim que pediram o capacete.

Cautela!

Gel

PS: Já agora, anónimo das 18:47, já ias chatear para outro blog. Uma coisa são bocas na brincadeira, outra é o respeito que temos pelo adversário. E pelo Famalicão, tenho bem mais que por ti.

Manel Inez disse...

Gel!
Para estes mal-educados e cobardes, - tal como o anónimo das 18.47 -, já existe um remédio!
O Quim tem um programa que identifica o IP do computador que envia comment para o Blog. Prá proxima,a orelhada é "ao vivo e a cores"