quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

CRÉVORA 45 vs 17 RCSANTARÉM

O Rugby Clube de Santarém deslocou-se uma vez mais ao campo dos canaviais para defrontar o CR Évora. Este jogo deveria ter sido jogado em casa do Santarém, uma vez que é referente a 2ª volta do Campeonato da 1ª Divisão Nacional de Rugby, contudo como continuamos sem campo para jogar UMA VEZ MAIS , lá tivemos de pegar na trouxa e rumar até ao campo do adversário ( mais parece a volta a Portugal esta época do RCS).

O Évora começou melhor o jogo e nos 15 minutos iniciais marcou 2 ensaios convertidos.

O RCS reagiu bem e conseguiu centrar o jogo na área adversária, contudo falhava nos pormenores, o que fez que não traduzisse em pontos esta vantagem territorial.

Os alentejanos vieram assim a pegar no jogo novamente, com uma circulação de bola rápida e ao contrário do scalabitanos traduziu o domínio da final da 1ª parte alcançando o ponto de bónus, pela marcação de 4 ensaios. Resultado ao intervalo 28-0.

No inicio da segunda parte voltou a ser o Évora a mandar no jogo e a marcar mais um ensaio, convertido.

Finalmente o RCS acordou e deu mais velocidade ao jogo, fazendo com que a equipa da casa sentisse mais dificuldades, tal como já tinha acontecido no jogo da 1ª mão, viria o tão desejado ensaio através de um excelente maul  dinâmico finalizado por Amândio Nunes, na sua estreia esta época pelo RCS ( que seja o primeiro de muitos).

A partir daqui ficou um jogo mais aberto, com os scalabitanos a acreditarem nas suas capacidades.

Foi altura de jogo com ensaios de parte a parte, e sempre que uma equipa marcava um ensaio a outra respondia na mesma moeda, 2 para cada lado.

Os ensaios do Ribatejanos foram alcançados pelo jovem Fernando Montoya, a corresponder bem e em alta velocidade a uma solicitação ao pé de mais de 50 metros. o 2º ensaio foi marcado pelo possante 2ª linha Rodrigo Caneco, numa penalidade jogada rápida a apanhar a defesa eborense em contra pé.

Selou-se o resultado em 45-17 favorável ao Évora.

Quanto a mim e apesar da derrota, o jogo foi positivo para o Santarém que parece estar a solidificar processos de jogo e onde se notou uma melhoria significativa nas fases estáticas do jogo, que tanta importância tem no rugby.

Uma ultima nota para a equipa do Santarém que parece estar a formar uma equipa com diversas soluções, onde qualquer jogador, titular ou não titular, convocado ou não convocado, dá garantias aos treinadores.

Um agradecimento ao Évora pela 3ª parte proporcionada às 2 equipas com a oferta de um barril de cerveja.

Sem comentários: