segunda-feira, 2 de abril de 2012

Sub-15 Rugby Santarém no Youth Rugby Festival 2012

Rugby Santarém no Youth Rugby Festival 2012





O Rugby Clube de Santarém participou, este fim-de-semana, no mais prestigiado torneio internacional, realizado em Portugal, o Portugal Rugby Youth Festival 2012.

Com o tempo a ajudar, foi em ambiente de grande convívio que a equipa escalabitana de sub-15 partiu, para este que é o maior Torneio de Rugby Juvenil da Europa, onde estão presentes cerca de 60 equipas e 1600 jogadores nacionais e estrangeiros, numa competição que se destina aos escalões nos escalões de sub-13, sub-15, sub-17 e sub-19, e que engloba equipas de países tais como: Gales, Inglaterra, Escócia, Espanha, França, EUA, e pela primeira vez uma equipa do Brasil (Bandeirantes Rugby Clube), que foi trazida pelo ex-jogador do Santarém Bernardo Costa Duarte.

O grupo onde estava inserida a equipa do RCS, era difícil que contava com 2 equipas de Lisboa: o Direito e o São Miguel, e também pela seleção da Associação de Rugby do Sul.

Entrou bem a equipa, ao vencer o São Miguel por claros 25-10. No segundo jogo o resultado não foi o desejado tendo perdido contra o Direito. No ultimo jogo, em caso de vitória, os jovens de Santarém passariam aos quartos-de-final, e assim foi, batendo a seleção da ARS por 20-0.

No Domingo, segundo dia de competição, o RC Santarém defrontou o Belenenses (que acabaria por ser finalista) tendo perdido por 20-5, isto apesar da boa réplica dada pela equipa do RCS. O segundo jogo, talvez o mais desejado de ser jogado por todos, visto que para muitos seria o primeiro jogo contra uma equipa estrangeira, e logo contra uma equipa escocesa, que como se sabe tem grande tradição no Rugby, o resultado foi favorável à equipa do Gordons.

O último jogo, de atribuição do 7º e 8º lugar, foi sem dúvida o melhor jogo realizado pelos ribatejanos, tendo ganho à equipa espanhola de Alcobendas e ficando assim no 7º lugar da classificação.

Para a equipa técnica e nas palavras do treinador Sebastião Pimentel “Mais que os resultados, é importante realçar as experiências vividas pelos jovens atletas. Estes viveram uma experiencia única, tendo a possibilidade de jogar contra equipas de várias nacionalidades, conhecer novas culturas e fazer novos amigos. Ficaram os verdadeiros valores do rugby, amizade, respeito, união e sacrifício. Penso que tenha sido uma experiência inesquecível para todos, treinadores, jogadores e até mesmo para os pais que nos acompanharam.”

A comitiva era composta por 20 atletas, pais dos atletas, por Pedro Gonzaga da direção do RCS, Rita Cachado fotografa, e pelos treinadores Miguel Zeferino, Tiago Pessoa e Sebastião Pimentel.

Um agradecimento especial aos pais que mais uma vez se disponibilizaram para ajudar neste torneio, foram incansáveis. OBRIGADO!!!

Sem comentários: